Seleção para o Mestrado Interdisciplinar de Cinema da UFS

Ficam abertas até 22 de outubro as inscrições para seleção de candidatos ao Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais, turma 2020.  O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está ofertando 26 vagas, sendo 23 destinadas à comunidade e três aos docentes e técnicos administrativos do quadro efetivo da UFS.  Das 23 vagas da comunidade, 18 são para ampla concorrência, quatro para candidatos pretos, pardos e indígenas e uma para pessoas portadoras de deficiência. 

A área de concentração do programa em “narrativas sociais” implica que os projetos de pesquisa dos candidatos se enquadrem em uma das linhas de pesquisa, a saber: (1) cinema, linguagem e relações estéticas; (2) cinema e narrativas do contemporâneo. A linha 1 tem como escopo o estudo de referenciais ideológicos e teóricos que histórica e epistemologicamente orientam o cinema enquanto campo político e cultural, bem como científico e filosófico, em que são investigados e experimentados modos artísticos, a partir das condições objetivas de produção dos fenômenos estéticos, com base em suas estruturas contemporâneas de tecnologia e de sociedade. Já a linha 2 aborda produções, estudos e investigações acerca dos fenômenos sociais contemporâneos relacionados à presença e atuação do cinema na sociedade, a partir das transformações de concepções teórico-metodológicas e político-econômicas relativas à idealização, produção, distribuição e recepção fílmica. Compreende ainda uma reflexão de distinções e interações referentes às filmografias nacionais e internacionais comerciais e aquelas resultantes da apropriação do cinema por grupos sociais não hegemônicos que buscam novas possibilidades de construção de identidades mediante estratégias de representação.  

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 23 de setembro e 22 de outubro de 2019, exclusivamente pela internet, no site do PPGCINE. Para se inscrever, o candidato deverá pagar uma taxa R$ 30,00. Além dos detalhes sobre a inscrição, as fases do processo seletivo e o cronograma completo, também constam do edital o programa para a prova de conhecimento (prova escrita), que corresponde à primeira etapa da seleção.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: