Livros da série “Cinema e Interdisciplinaridade” estão disponíveis para download

Com intuito de reunir uma gama de investigações nas mais variadas vertentes da pesquisa em cinema, foram publicados, entre 2017 e 2019, os três livros da série “Cinema e Interdisciplinaridade – Convergências, gêneros e discursos” estão disponíveis para download nos seguintes links volume 1, volume 2, volume 3.

A primeira obra conta com artigos “A sociedade em planos: close-up de possíveis aproximações entre Cinema e Sociologia” do prof. Dr. Diogo Cavalcanti Velasco(DCOS/UFS); “Pré-produção cinematográfica: O uso do storyboard”, escrito pela profa. Dra. Adriana Dantas Nogueira(DAVD/UFS) e pelo prof. Dr. Eder Donizeti Da Silva(DAU/UFS); “O limite entre imagem e texto: a intermidialidade nas obras de Peter Greenaway”, da profa. Dra. Lilian Cristina Monteiro França; “O whouniverso convergente e interdisciplinar de Doctor Who”, de Eloy Santos Vieira, doutorando em Comunicação pela UNISINOS; “As convergências e as divergências entre o videoclipe, o cinema e a videodança via conceito ampliado de dramaturgia”, do mestre em cinema e narrativas sociais Eli Angelo Batista da Silva Lages; “Reatualização e circulação de discursos no filme ‘O senhor dos anéis: a sociedade do anel’”, da profa. Dra. Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto Barros (DLEV/UFS) e Nicaelle Viturino dos Santos de Jesus, mestre em Letras; “Uma fonte de Iracema, uma transa amazônica – entre a tv e o gênero popular”, do prof. Msc. Mauro Luciano Souza de Araújo(DCOS/UFS); e “A poética no cinema da nova geração do horror brasileiro” de Samia Lorena Morais da Fonseca, mestre em Comunicação.

O segundo volume traz os artigos “A interferência da arquitetura e da cor na narrativa fílmica”, de Adriane Pereira Dantas e da profa. Dra. Adriana Dantas Nogueira(DAVD/UFS); “Violência urbana no documentário brasileiro”, da profa. Dra. Maria Beatriz Colucci (DCOS/UFS); “Intersecções entre cinema, educação e ensino de história”, do doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, José Douglas Alves dos Santos e da profa. Dra. Marizete Lucini (DED/UFS); “A arquitetura através do olhar cinematográfico”, escrito por Pedro de Barros Nunes Costa, profa. Dra. Adriana Dantas Nogueira (DAVD/UFS) e profa., doutoranda pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Carolina Marques Chaves Galvão (DAU/UFS); “A construção de olímpico e glória em A hora da Estrela: livro e filme”, dos mestres em cinema e narrativas sociais Ray da Silva Santos, Débora Wagner Pinto e Romério Novais de Jesus; “A arquitetura na narrativa fílmica de Playtime e de A hora da Estrela” do mestre Ray da Silva Santos e da profa. Dra. Adriana Dantas Nogueira(DAVD/UFS); “Infâncias e balbucios: experiências de etnografia de tela numa mostra fílmica”, de Rui Benevides Prates, mestrando em filosofia pela UFBA, Pedro Machado Costa e prof. Dr. Marcos Ribeiro de Melo(DPS/UFS); “O homem que fazia rir”, do mestre em cinema e narrativas sociais Thiago de Brito Varjão; e, por fim, “Do teatro ao cinema negro no Brasil: marcas em Sergipe” do mestre em cinema e narrativas sociais Wolney Nascimento Santos em conjunto com o prof. Dr. Fabio Zoboli.

Já o último volume apresenta os seguintes trabalhos: “Stop motion: abordagem histórica e procedimentos”, da profa. Dra. Adriana Dantas Nogueira, prof. Dr. Eder Donizeti da Silva, Jacson Ricardo Guedes Rocha e Leyliane Borges dos Santos; “O nordeste no cinema brasileiro: primeiras impressões”, da mestranda em Cinema e Narrativas Sociais Keline Pereira Freire e profa. Dra. Ana Ângela Farias Gomes; “As plataformas de video on demand como janela de oportunidade para o novíssimo cinema brasileiro”, escrito pela profa. Dra. Lilian Cristina Monteiro França; “A arquitetura fílmica ‘futurista’ em Metrópolis e Elysium”, da mestre em Cinema e Narrativas Sociais Débora Wagner Pinto juntamente com a profa. Dra. Adriana Dantas Nogueira; “Cinema experimental e a possibilidade de um cinema não-narrativo”, da mestranda em Cinema e Narrativas Sociais Paloma da Silva Santos; “Intercorporeidade fílmica: notas sobre o contracinema com base na análise do filme Dandy Dust” de Plynio Nava, mestre em Cinema e Narrativas Sociais; “As marcas do passado e do progresso: o uso da arquitetura no cinema” por Romério Novais de Jesus, mestre em Cinema e Narrativas Sociais, e pela profa. Dra. Adriana Dantas Nogueira; “Cinema e filosofia na experiência da modernidade”, do mestrando em Cinema e Narrativas Sociais Vinicius Leite; “São Bernardo de Hirszman: presente e imagens-lembranças”, de Ivanildo Araujo Nunes, mestre em Cinema e Narrativas Sociais; “Balbuciando infâncias por meio da etnocartografia de tela”, de Edson Augusto de Souza Neto, Anna Paula Silva Santos, Geovanna Pirillo Carnevalle dos Santos e profa. Dra. Michele de Freitas Faria de Vasconcelos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: