MARCUS VINICIUS LEITE BATISTA
Ensaio sobre roteiro documental: análise de três filmes contemporâneos sergipanos (2013 – 2016)
Orientador : Romero Junior Venancio Silva Data: 31/08/2020
A dissertação visa trazer discussões e práticas entorno do roteiro de documentário. No recorrido desse estudo teremos um caminho teórico trazido por Luiz Rezende recorrendo ao conceito de virtualização para analisar a criação documental; e em outro momento a partir dessa analise propomos decorrer sobre a práxis do roteiro de documentário com o auxílio das leituras de Sergio Puccini. O intuito é ampliar investigações sobre o modo de fazer e pensar cinema, em especial dos documentários, delimitando esse recorte com analise de filmes contemporâneos sergipanos pelo viés de seu roteiro.
KELINE PEREIRA FREIRE
Um passado presente no nordeste do Brasil: a história no cinema brasileiro contemporâneo
Orientador : Ana Angela Farias Gomes Data: 31/08/2020
Este trabalho propõe uma análise que contempla filmes de longa-metragem ficcionais produzidos sobre o Nordeste entre 1995 e 2018. O foco está nos filmes que abordam a região a partir de uma rememoração crítica da história. Com base no conceito de história e noções de Rememoração, Transmissão cultural e Regeneração, propostos por Benjamin (1987), nos voltamos para analisar as realizações que consideramos promover uma rememoração crítica do passado nacional. A partir dos caminhos metodológicos propostos pelo cinema comparado, presente nos trabalhos de Xavier (1983), Souto (2016 e 2017) e Mesquita (2018), nos reportamos aos filmes buscando deles construir uma coleção de obras que se assemelham no sentido de estabelecer uma rememoração não conformista da história. Reconhecendo semelhanças e diferenças, percebemos nesta filmografia contemporânea a repetição de temáticas, tais quais: colonialismo, cangaço, sertão, ditadura, experiência subjetiva no espaço urbano. A partir dessa produção da Retomada (1995-2003) e da Pós-retomada (2003-dias atuais) foi possível identificar subgrupos temáticos: O passado colonial brasileiro e suas implicações no presente; O cangaço revisitado; O sertão contemporâneo e as histórias não contadas; Entre a dor e o afeto: o cinema e a produção de memória sobre a ditadura militar; Dos limites entre o rural e o urbano, o passado e o presente. Observamos que essas realizações apresentam linhas de fuga na representação dos temas históricos que abordam. Eles tanto nos ajudam a pensar o Nordeste distante das representações estereotipadas, como também promovem um debate mais amplo, sobre o Brasil e suas problemáticas históricas do passado e do presente. Entendemos que esse discurso histórico, menos naturalista e mais crítico sobre o país, é evidenciado nos filmes a partir do encontro entre passado e presente que promovem, o que indica o olhar dessas obras sobre a história sem perder de vista os acontecimentos do presente contemporâneo. A abordagem da história nesses filmes atende, portanto, às definições de história de Benjamin, posto que resgatam o passado de modo a elucidar as opressões sofridas pelas classes subalternas, alertando para a continuidade dessas opressões no presente. No entanto, no que tange a regeneração, indicada pelo autor alemão como um estado posterior a rememoração, ainda consideramos estar distante de alcançar.
MAYSA SANTOS DA SILVA
Mulheres no cinema de Alagoas: Mostra Sururu de Cinema Alagoano (2009 – 2018)
Orientador : Maria Beatriz Colucci Data: 28/07/2020
Esta dissertação investiga o cinema realizado por diretoras mulheres no estado de Alagoas, tendo como recorte temporal nove edições da Mostra Sururu de Cinema Alagoano (2009-2018). A pesquisa foi dividida em quatro etapas: a primeira parte reflete sobre a identidade do Nordeste, a produção cinematográfica da região e a presença feminina, destacando ainda a produção contemporânea de nordestinos e nordestinas; a segunda parte trata da trajetória histórica do cinema de Alagoas, suas principais vertentes de desenvolvimento e conquistas para o setor cultural. A terceira parte do trabalho descreve as edições da Mostra Sururu, ressaltando a participação de diretoras alagoanas. Na quarta e última etapa, a partir da percepção de diretoras que obtiveram destaque nas edições da Mostra Sururu, a pesquisa discute como suas narrativas refletem as questões de gênero no cinema, as determinações políticas, econômicas e sociais que marcam suas trajetórias, refletindo ainda os contextos nos quais os filmes estão inseridos e também a produção alagoana de autoria feminina no cinema.
ANA CAROLINA SOUZA DE OLIVEIRA
A narrativa transmídia sobre o suicídio em 13 Reasons Why: Uma proposta de análise a partir dos paratextos da série
Orientador : Tatiana Guenaga Aneas Data: 25/03/2020
O objetivo desta pesquisa é compreender como a narrativa transmídia na série 13 ReasonsWhy produz extensões que buscam orientar sobre a temática da série, que aborda o suicídio na adolescência. Lançada em 2017, a trama seriada provocou grandes debates sobre o suicídio abordado na narrativa, o que desencadeou na concepção de produtos que focam na orientação sobre o tema e demais problemáticas apresentadas na série, a exemplo do site 13reasonswhy.info, trazido como amostra para a análise neste momento. Observa-se que é uma tendência que vai além da produção da série, pois outros espectadores também elaboram produtos que buscam orientar sobre o tema através da trama da série.
PALOMA DA SILVA SANTOS
Uma análise do filme “Agripina é Roma-Manhattan’, de Hélio Oiticica
Orientador : Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz Data: 12/02/2020
Este estudo procura analisar a obra Agripina é Roma-Manhattan(1972), a partir do conceito de “nãonarração” elaborado e exercido pelo artista Hélio Oiticica e das considerações sobre a narração no cinema moderno ancoradas no pensamento deleuziano. Com isso, tem o intuito de, por fim, verificar de que forma a “nãonarração” e a narratividade dos cinemas pós-guerra se aproximam. Para esta investigação foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica, bem como análise fílmica. Assim, volta-se para um segmento da obra de Oiticica ainda pouco explorado e possibilita entrever como questões salutares a poética do artista são incorporadas à sua reflexão e prática cinematográfica e dialogam com uma parcela da cinematografia da época.