Estudantes do ensino médio participam de oficina sobre conceitos do audiovisual

O encontro formativo é uma das etapas do projeto “Ei, aperte o play!”, ação que visa estimular a produção de vídeos que retratem a rotina de estudos neste período de distanciamento social

Lançado oficialmente no início do mês de agosto, o projeto “Ei, aperte o play!”, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti) e da Assessoria de Comunicação (Ascom), deu o pontapé inicial nos trabalhos com uma oficina de audiovisual direcionada aos estudantes do ensino médio em tempo integral. A iniciativa conta com a parceria do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE/UFS) e visa estimular a produção de vídeos que retratem a rotina de estudos neste período de distanciamento social.

Ministrada pelo professor Raul Marx, mestre em Cinema e Narrativas Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (PPGCINE/UFS), a primeira oficina online discutiu o tema “Cinema e Educação: a experiência de ver e fazer filmes na escola”, espaço usado para esclarecer informações sobre a história do cinema, enquadramentos e técnicas de filmagens. Ainda durante o encontro, a equipe do Ngeti tirou dúvidas sobre o envio dos vídeos dos estudantes que serão postados no canal do Youtube da Educação Sergipe, a partir do próximo dia 13 de agosto.

Para participar, os estudantes deverão escolher um dos temas propostos e produzir vídeos em diversas linguagens, a exemplo de documentário, entrevista, animação, ficção, entre outras. Os alunos poderão enviar quantos vídeos quiserem, mas cada produção deverá ter a duração máxima de três minutos. Uma vez por mês será realizada uma live no canal do YouTube da Seduc para divulgação e conversa sobre o processo de produção dos vídeos que tiverem sido publicados. Poderão participar estudantes, gestores, coordenadores e professores envolvidos no processo. Os vídeos serão recebidos por meio digital, por meio do link: https://forms.gle/inv1EL6ptrqbCDf5A.

Atribuições e temas propostos
Os professores deverão dar suporte e orientação aos alunos para a produção dos vídeos, além de colaborar com ideias. Já os gestores escolares deverão mobilizar a comunidade, divulgar, incentivar e acompanhar as produções. O Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral irá avaliar os vídeos, mobilizar os jovens protagonistas, coordenar o projeto, articular as formações e enviar material de divulgação para as Diretorias Regionais e gestores.

A Assessoria de Comunicação irá validar os vídeos, criar peças de divulgação, divulgar nas diversas mídias e publicar os vídeos no canal da Seduc. As Diretorias Regionais de Educação irão divulgar o projeto para as escolas de cada região, acompanhar e estimular a participação dos protagonistas.

Os alunos poderão optar pelos seguintes temas propostos para a produção do material: Minha rotina de estudos não presenciais; Como minha família tem me ajudado a estudar; Acolhimento em tempos de pandemia, o que mudou?; Meu Projeto de Vida; Como a pandemia mudou o meu projeto de vida; Descobri um talento durante a pandemia; Tive uma ideia para ajudar a escola/comunidade durante a pandemia; O projeto de pesquisa em que atuo, iniciação científica no Integral; Protagonismo no Clube de Protagonismo; A importância da tecnologia na Educação; Solidariedade em tempos de pandemia; Ensino não presencial: como eu vejo. Outros temas poderão ser propostos pelos protagonistas.

Formações
O Ngeti está articulando Formações em Audiovisual e outros temas para os protagonistas, com o intuito de incentivar a produção de vídeos com qualidade técnica que divulguem práticas do Ensino Médio em Tempo Integral e as inovações propostas pelos estudantes. Além das postagens dos vídeos, outra ação do projeto “Ei, aperte o play!” será a realização de oficinas em diversos temas para os alunos do Integral.

Fonte: Ascom (com modificações)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: