Nos dias 09, 11, 14, 16, 18 e 21 de fevereiro, no período da manhã, acontecerá o minicurso de extensão “Do sentir ao pensar: a cor no filme”, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando de Jesus e ministrado pela mestranda Scarlett Moraes, que abordará a cor enquanto signo na narrativa fílmica, usando da Semiótica de Peirce para uma percepção cromática passível de alcançar do nível estético ao nível lógico.
Segue a ementa:
Depois de um comentário introdutório acerca do fenômeno cromático e do seu histórico no cinema, partiremos de uma breve distinção entre “Semiologia” e “Semiótica”, e adentraremos na base fenomenológica da Semiótica, no conceito de signo triádico e nos caracteres sígnicos, demonstrando-os a partir de uma interpretação do vermelho nas obras: “Juventude Transviada” (1955), “Moulin Rouge Amor em Vermelho” (2001), e “2046: Segredos do Amor” (2004).
Objetivamos evidenciar a relevância cromática por meio da proposição de que as cores podem se vincular aos demais elementos fílmicos – e à referências extra fílmicas, refletindo sobre o que denotam e quais efeitos podem provocar, e pontuando a necessidade de um fundamento que legitime suas possíveis interpretações considerando a singularidade de cada filme e a subjetividade do espectador intérprete.
As aulas não exigirão leituras prévias, os filmes serão a todos disponibilizados, e os encontros serão realizados através do Google Meet.
As inscrições já estão abertas no Sigaa, com direito a certificado ao final do minicurso. Em caso de dúvidas sobre a inscrição, consulte nosso manual.
Contamos com a presença de todos!