Solidariedade, Nucleação e Visibilidade

Em relação à Solidariedade, destacamos a aproximação, iniciada em 2018, com o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Ciência de Sergipe (ProfEPT/IFS). A coordenação do ProfEPT esteve presente no lançamento do NICE, participando da roda de conversa “Cinema na Educação”, com a professora Adriana Fresquet, em 2018. Desde então a colaboração entre os PPGs foi crescente, através da participação nas ações de cinema e educação do PPGCINE e da organização de aulas e debates no IFS. As respectivas coordenações formalizaram a parceria, com a elaboração de um Plano de Atividades (em anexo), assinado em 26/09/2019.

O Plano foi pensado a princípio no âmbito do acordo de cooperação já firmado, desde 2016, entre UFS e IFS (Termo de Convênio n. 2163.061/2016 e Processo 19218/16-31) (em anexo). De outro modo, também estão sendo feitos esforços no sentido de atualizar o referido Convênio, com a inclusão nas metas das ações de cinema e educação, e especificamente da parceria existente entre PPGCINE e ProfEPT, ou mesmo de constituir um novo termo de cooperação assinado pelas respectivas coordenações.

O Plano de Trabalho em execução prevê as colaborações acadêmicas e tem como umq de suas ações principais o acompanhameto do PPGCINE, através do NICE, no processo de elaboração de produtos audiovisuais por parte dos mestrandos do ProfEPT/IFS. O cinema, e especialmente o filme documentário, é uma possibilidade de os alunos formatarem e aplicarem seus produtos educacionais e os discentes do ProfEPT já se utilizavam desse meio para apresentação do produto de suas dissertações, mas geralmente as produções audiovisuais ficavam restritas a uma lógica informativa/quantitativa para fins de divulgação científica. A parceria com o NICE/PPGCINE amplia as possibilidades de aplicação do cinema na pesquisa tecnológica, com a inclusão de um modo participativo de produção, desde a elaboração do argumento/roteiro até a edição/finalização, num processo de colaboração e discussões coletivas junto ao grupo social/tema em estudo e aplicação do produto através de debate com os depoentes.

Em 2019 foi iniciada a produção do primeiro filme documentário resultante dessa parceria ProfEPT/PPGCINE. A pesquisa investiga os motivos da permanência nos cursos do Programa PROEJA, ofertados pelo IFS. Uma docente do nosso Programa participou da banca de qualificação da aluna, e os integrantes do NICE assumiram, junto com a mestranda, a direção e todas as etapas de produção do filme documentário, a ser lançado em 2020.

Em relação à Nucleação, podemos enfatizar três pontos:

a) A partir da colaboração do PPGCINE com o ProfEPT/IFS, o programa formaliza a constituição de um núcleo de cinema e educação, nos moldes do NICE, para coordenar e dar continuidade às ações de cinema e educação no Instituto. O Núcleo de Trabalho e Estudos em Educação Profissional e Tecnológica e Cinema (NEPTCi) foi uma iniciativa ProfEPT/IFS em parceira com o NICE/UFS. O NEPTCi tem por objetivo, através da coparticipação entre os Programas de Pós-Graduação e o NICE, contribuir com ações e serviços em torno da interdisciplinaridade e transversalidade entre o cinema, educação e mundo de trabalho. O grupo conta com a participação de docentes e discentes do mestrado e teve seu lançamento com um debate sobre cinema e educação, com a presença de docente do PPGCINE.

b) O NICE participou, com discentes do PPGCINE, uma oficina de cineclubismo para estudantes do nível médio no Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Ciência de Sergipe (IFS). A atividade foi parte de um projeto de ofertou oficinas de audiovisual aos alunos e que resultou na produção do curta metragem de ficção intitulado Não pense, estude (2019), produzido e dirigido por alunos de ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). A oficina sobre cineclubismo orientou sobre a experiência dos cineclubes, estimulando a criação de um cineclube no IFS voltado aos alunos do ensino médio e coordenado pelo grêmio estudantil.

c) O NICE estimulou ainda a criação da CINEDS, Plataforma de Cinema e Educação Básica de Sergipe, pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC). Trata-se de projeto que pretende mapear e fomentar uma rede de cineclubes nas escolas públicas do Estado, além de reunir, através de uma plataforma virtual, materiais pedagógicos e produções audiovisuais de estudantes e professores do Estado. O projeto foi construído coletivamente com o NICE através do Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores (NUPI) e do SEDH, setor que integra ações de Educação em Direitos Humanos na SEDUC.

Visibilidade

O PPGCINE tem investido de forma continuada em sua visibilidade através de diversos meios e ferramentas. Docentes e discentes são incentivados a participar de atividades de pesquisa e extensão, publicação de livros e artigos científicos em periódicos no Brasil e exterior, aumentando o acesso da sociedade como um todo aos desdobramentos das pesquisas acadêmicas. A referência interdisciplinar possibilita ainda mais a integração com áreas diversas na própria UFS, outras universidades e com pesquisadores, possibilitando um intercâmbio educacional que estabelece uma rede de contatos úteis, a nível local e global, para troca de experiências, projetos de colaboração, entre outros.

O programa busca dar evidência às suas ações, especialmente informação sobre atividades de ensino e de extensão para o público interno, externo e a mídia local, divulgando os eventos relacionados à área em Sergipe e no país, como também os realizados pelo programa, tais como aula inaugural, ciclos, seminários, mostras, etc., de modo a garantir um bom número de participantes nas ações, bem como mostrar o pleno desenvolvimento de um programa de pós-graduação interdisciplinar da universidade pública.

Do ponto de vista da comunicação externa, o programa disponibiliza ferramentas variadas, como a página no portal da universidade, site institucional, além de perfis públicos em redes sociais, para promover os serviços que oferece, suas atividades e eventos, conversação com os diferentes públicos-alvo e análise de como somos vistos pelos discentes. O PPG também tem se preocupado com a celeridade em responder às dúvidas ou questões do público interno e externo à universidade. Devido à importância e relevância que as mídias sociais adquiriram, o programa adotou uma política clara em relação a elas, incluindo recomendações básicas e relevantes para uso em cada uma das ferramentas sociais através da criação do Guia de Estilo Digital (2020), definindo diretrizes comuns para transmitir uma imagem homogênea do PPGCINE.

As ferramentas sociais aumentam consideravelmente as possibilidades do Programa de se relacionar com seus discentes (reais e potenciais), juntamente com os canais de disseminação tradicionais que já possuía. À vista disso, o site institucional foi repaginado com informações pertinentes de todos os processos, linhas de pesquisa, professores, currículo lattes, documentos, núcleos, pesquisas em andamento, ações e eventos, etc. É um novo meio que permite ao PPGCINE, de forma imediata e em conjunto com as redes sociais, disponibilizar aos seus seguidores informações de qualidade e de interesse, além de obter novos canais de comunicação, participação e intercâmbio de conhecimentos. Todas as ações são orientadas na busca de unicidade, integração e sistematização de processos comunicacionais, no sentido de ampliar a efetividade das ações do Programa. Isso aumenta a visibilidade do PPGCINE e suas atividades na sociedade, fora das paredes físicas dos edifícios que as abrigam.

Outro ponto a destacar sobre a visibilidade dada ao Programa está relacionado à própria atuação dos egressos e docentes nas atividades culturais e artísticas no Estado e no país, seja como realizadores ou produtores de obra cinematográfica ou na curadoria, composição de júri e organização de mostras e festivais, a exemplo da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, Festival de Cinema de Penedo (AL), Curta-SE, Sercine, Egbé, dentre outros.

%d blogueiros gostam disto: