“Ter participado da primeira turma do PPGCINE (2016-1918), foi uma experiência fundamental em minha trajetória da pesquisa acadêmica. Ali, na UFS, no ambiente interdisciplinar sob a urgência existencial do fazer / pensar / cinema, pude organizar e verticalizar minha caminhada para a prospecção do futuro – o doutorado. E, sobre esse reconhecimento, vai daqui meu abraço fraterno e carinhoso ao corpo docente do programa, em especial ao professor – orientador Dr. Fabio Zoboli.”

“Me formei na UFS já trabalhando em comunicação, que é minha formação, mas nunca pensei na possibilidade de seguir a vida acadêmica. E ter retornado mais de dez anos depois, na primeira turma do mestrado interdisciplinar em cinema, me fez enxergar novos desafios e caminhos tanto no campo profissional, quanto pessoal. Foi uma experiência rica em conhecimento, compartilhamento e que possibilitou ampliar a minha área de atuação. Acompanhar o crescimento do programa e o seu fortalecendo a cada ano que passa, só faz com que eu me sinta honrada em fazer parte dessa história.”

“Fica aqui a minha gratidão ao PPGCINE, por me proporcionar uma saída da minha zona de conforto (Psicologia). Mergulhei profundamente em uma área desconhecida, por meio da troca interdisciplinar nas aulas, nas produções científicas e nos eventos que participei. Assistir a um filme de ficção ou documentário após o Mestrado sem observar as cores, os posicionamentos das câmeras, os figurinos, o roteiro, a trilha sonora, o que está nas entrelinhas, não faz mais sentido.”

“Integrar a primeira turma do PPGCINE foi uma experiência bastante proveitosa. Passei por vários desafios durante minha pesquisa e ter a oportunidade de ter uma orientação cuidadosa, da professora Dra. Beatriz Colucci foi muito importante no processo.”

“Sinto-me profundamente grato e privilegiado pela oportunidade de ter estudado no PPGCINE. O Programa foi um lugar de acolhimento, coletividade e compartilhamento de diferentes saberes. Certamente, as experiências que vivi contribuíram muito para meu crescimento pessoal e profissional.”

“Acredito que minha experiência com o PPGCINE foi bastante rica. Foi um período de amadurecimento intelectual, acadêmico e político. Uma experiência de afeto e formação cidadã. Posso afirmar que deixei amigos e sementes no programa e que o programa deixou sementes em mim.”

“Se a pesquisa e docência são parte do caminho que trilhamos ao realizar um mestrado acadêmico, a ênfase que o PPGCINE dá aos projetos de extensão, nessas trocas de conhecimentos e afetos para além de colegas e professores, com as comunidades externas, dão ainda mais sentido à minha experiência acadêmica tão marcada por essas aprendizagens.”