Orcid

ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X.”. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc). ORCID está para o autor assim como o DOI está para um documento digital.

O ORCiD também viabiliza um registro móvel dos vínculos empregatícios dos pesquisadores, facilitando a gestão das atividades acadêmicas e de pesquisa. É projetado para ser um identificador ao longo da carreira. Por esse motivo, nenhuma informação que pode mudar ao longo da vida profissional de uma pessoas está embutida no iD, por exemplo, país, instituição, área de estudo. Usando um ORCID iD (Open Researcher and Contributor ID) os pesquisadores são facilmente e corretamente conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e vínculos empregatícios. O Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores. Em 22 de maio de 2018 foi assinado o Consórcio Brasileiro ORCID, congregando esforços do CNPq-CAPES-IBICT-CONFAP-RNP-SciELO para integração de sistemas de identificação e bases de dados nacionais ao registro ORCiD.

O que é ORCID from ORCID on Vimeo.

ORCID em 3 passos
1) Cadastre-se: preencha o formulário com o maior número possível de dados, copie/cole sua apresentação do CVLattes. Faça uma pesquisa e cadastre seu nome com todas as grafias já utilizadas, tanto nas publicações como nos indexadores. Desta forma todas as variáveis de seu nome serão importadas.

2) Importe e/ou registre toda sua produção: Importe sua produção do ResearcherID, caso tenha, LinkedIn, CrossRef, Scopus etc. A tendência é que um número cada vez maior de indexadores disponibilizem seus registros para serem importados pelo ORCID. Documentos ainda não indexados, em bases de dados que permitem importação automática, poderão ser cadastrados manualmente. No entanto, se a produção científica de uma universidade, no catálogo da biblioteca, tiver o ORCID de cada autor em cada registro, e este catálogo interoperável, ou seja, aberto para importação, todos os autores daquela universidade poderão importar os registros já catalogados pela biblioteca para o ORCID. Por isso é importante o envolvimento da Instituição. Não se esqueça de linkar com o lattes.

Para incluir o ORCID no seu currículo, siga os seguintes passos:
1) Acesse seu Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br
2) Clique no módulo Dados gerais
3) Clique em Identificação
4) Selecione o campo Outras bases bibliográficas
5) Clique em Inserir nova
6) Digite seu número ORCID (apenas os números, por exemplo, 0000-0002- 0682-0881).
7) Clique em Validar ID e, em seguida, clique em Confirmar. Não esqueça de enviar seu currículo para publicação para atualizá-lo!

Lattes-ORCID_1

3) Divulgue seu ORCID: A partir de agora inclua seu ORCID completo, hiperlinkado, no final de todas suas referências, da mesma forma que faz com o DOI. Inclua nas submissões que fizer de artigos, de projetos para agências de fomento etc. Para submissões em OJS/SEER o autor já tem um campo específico onde indicar seu ORCID. Inclua no seu VCard, assinatura de e-mail, atualize cadastros pessoais no Departamento, Universidade, Sociedades etc.

Tutorial completo
1º opção
2º opção

%d blogueiros gostam disto: