Processo Seletivo

close-up-alunos-escrevendo-e-lendo-exercicios-de-folhas-de-respostas-de-exame-em-sala-de-aula-da-escola-com-o-estresse_73622-858O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE), responsável por oferecer o curso de mestrado acadêmico Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais na Universidade Federal de Sergipe, promove a pesquisa e o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos graduados das áreas de Humanas e afins, na perspectiva do Cinema como modo de pensar a sociedade contemporânea nos seus múltiplos aspectos. Ao se inscrever em um dos editais, é responsabilidade do candidato acompanhar as etapas seguintes do processo seletivo que constam em edital. Para fazê-lo, deve entrar no site neste link, averiguar os resultados e verificar as etapas subsequentes. Confira os editais abertos e o passo a passo para participar das seleções:

EDITAIS

💡 EDITAL N° 2/2020 VAGAS PARA COMUNIDADE
Período de Inscrições: 14/09/2020 a 18/10/2020
Número de Vagas: 24

💡 EDITAL N° 3/2020 VAGAS INSTITUCIONAIS
Período de Inscrições: 14/09/2020 a 18/10/2020
Número de Vagas: 3

____________________________________________________________________________________________

SELEÇÃO PARA ALUNOS REGULARES
Alunos regulares são aqueles selecionados em processo anual de inscrição e matriculados no Programa, de acordo com o número de vagas ofertadas anualmente.

Passo a passo
Conheça o programa
Informe-se sobre as linhas de pesquisa, o corpo docente, as disciplinas, ou seja, tenha uma visão do programa como um todo. O nosso site conta com todas as informações necessárias. Caso não encontre respostas no edital ou no site entre em contato.

Atualize o currículo Lattes
Plataforma onde são cadastradas todas as atividades de pesquisa desenvolvida por você no período da graduação. Se você participou de programas de iniciação científica ou similares, simpósios, congressos ou publicou artigos, é hora de recolher todos os documentos probatórios e atualizar o seu currículo. Saiba como preencher o Currículo Lattes: Acesse aqui.

Estude o edital
Após a publicação do edital, estude com muito cuidado todas as exigências e todas as etapas do processo seletivo. Alguns candidatos ficam no meio do caminho por causa de erros que poderiam ser evitados com uma simples leitura cuidadosa do edital. Tenha em mente tudo que deve ser feito e/ou apresentado. O edital funciona como uma bússola e nele está contida toda a bibliografia que será usada para os exames de ingresso. Por isso, é de suma importância que você a adquira para a sua preparação.

Projeto
O projeto é como uma carta de intenções. Sendo de caráter eliminatório, é feita uma análise dos projetos de pesquisas apresentados pelos candidatos. Essa análise visa aferir a pertinência da escolha e a exequibilidade da proposta do candidato. Também é avaliado a familiaridade do candidato com os procedimentos básicos de redação acadêmica, assim como de estruturação de trabalhos científicos, sua coerência, objetividade e clareza na organização e exposição das ideias. Ao se apresentar para fazer a prova escrita o candidato deverá entregar 3 (três) cópias de seu projeto de pesquisa. O projeto não deverá estar identificando com o nome do candidato, mas com o número de inscrição. Projetos identificados com o nome não serão recebidos, o que acarretará imediata desclassificação do candidato.

Saiba mais sobre como fazer o Projeto: acesse aqui.

Prova escrita
A prova escrita é eliminatória, com assuntos específicos relacionados à área de atuação do programa. Na formulação das respostas o candidato deve expor sua capacidade de refletir sobre questões relativas ao objeto de estudo, de forma tal que comprove que está habilitado para ingressar na pós-graduação e na área de pesquisa escolhida. Estude a bibliografia recomendada.

Entrevista
De caráter eliminatório, nada mais é que uma análise oral do pré-projeto, feita juntamente ao candidato. Tem a finalidade de conhecer o candidato, seus objetivos, seu nível de preparação para o ingresso e discutir o projeto proposto. Essa análise oral também visa analisar aspectos relacionados ao projeto. O candidato irá apresentar pormenores do seu projeto de pesquisa e do seu currículo.

Certificado de Exame de proficiência
Avalia as habilidades de leitura e compreensão de textos em língua estrangeira. A orientação é anexar o certificado junto ao currículo no ato da inscrição, pois conta como pontos de classificação. Apesar disso, pode ser entregue até 11 meses após a matrícula. A Universidade Federal de Sergipe aplica o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (EPLE), com validade de 02 (dois) anos.

Análise de currículo
De caráter classificatório, as informações contidas no documento são o último filtro do processo seletivo. A análise curricular avalia a produção científica e a experiência em pesquisa do candidato por meio da análise do currículo lattes e dos documentos comprobatórios. Esses documentos devem ser entregues no ato da inscrição.

SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL
Alunos especiais são aqueles que tiverem matrícula autorizada em uma ou mais disciplinas (matrícula isolada), sem o direito à obtenção do grau de Mestre. O resultado do Processo Seletivo será expresso pela média ponderada do histórico escolar da graduação, classificados os candidatos aprovados, em ordem decrescente, e obedecido o número de vagas.

%d blogueiros gostam disto: