Qualificação e defesa

QUALIFICAÇÃO
O exame de qualificação deverá ser realizado, no máximo, até o primeiro dia letivo do
quarto semestre, podendo este prazo ser prorrogado por no máximo trinta dias. O não cumprimento do prazo estipulado no caput deste artigo implica a reprovação no Exame de Qualificação. Só poderá se submeter ao exame de qualificação o aluno que tiver aprovação em, no mínimo, 75% dos créditos do Programa até o semestre anterior ao Exame de Qualificação. O aluno reprovado no exame de qualificação deverá repeti-lo no prazo máximo de sessenta dias. Se for reprovado pela segunda vez, será desligado do Curso.

O exame de qualificação constará de:
I. Parte escrita: texto escrito de no máximo sessenta páginas contendo levantamento
bibliográfico e resumo dos resultados obtidos até momento do desenvolvimento do trabalho. Alternativamente, o texto poderá ser substituído por um artigo publicado, ou
comprovadamente aceito para publicação, em revista integrante do Qualis da CAPES, cuja ideia central deverá estar relacionada com o tema geral da Dissertação e o artigo englobe significativamente o objeto e a metodologia proposta na Dissertação.

II. Apresentação oral, de vinte minutos, abordando o tema geral da Dissertação, relevância do tema, e resultados já obtidos.

 

DEFESA
Atendidas as exigências de aprovação nas disciplinas do curso e Exame de Qualificação,
o discente estará apto a requerer a defesa de Dissertação para obtenção do título de Mestre em Comunicação, perante banca de avaliação. Para requerer a defesa da Dissertação o discente deverá protocolar a solicitação junto à Coordenação do Curso, anexando:

I. cópia autenticada do histórico escolar do curso;
II. recomendação da defesa pelo docente orientador;
III. três cópias encadernadas da Dissertação, e,
IV. indicação, pelo orientador, dos componentes para composição de banca de avaliação,
observadas as exigências regulamentares quanto à titulação e qualificação destes componentes.

A banca de avaliação deverá ser constituída:
I. pelo(s) orientador (es) do discente;
II. por um outro docente vinculado ao Programa, e,
III. por um outro docente ou profissional externo ao Programa, preferencialmente proveniente de outras Instituições de Ensino Superior (IES), que satisfaça as exigências quanto às respectivas titulações e qualificações.

A defesa da Dissertação pelo discente ocorrerá em sessão pública, da qual participarão os
membros da banca de avaliação, convidados e interessados no tema da tese, além do público em geral. A defesa constará de uma apresentação oral de trinta minutos, com tolerância demais ou menos dez minutos, da Dissertação pelo discente e em seguida a arguição por parte da banca de avaliação.  O resultado do julgamento do produto final será expresso por uma das seguintes avaliações, seguida parecer único e sintético, elaborado pelos membros da banca, com no máximo cinco linhas para integrar a ata da defesa:
I. Aprovado, ou,
II. Reprovado.

A Banca Examinadora poderá, a seu critério, condicionar a aprovação da Defesa à execução, pelo discente, de modificações no texto ou na estrutura da Dissertação, devendo estas solicitações estarem expressas na Ata da Defesa e serem acompanhadas pelo orientador.

O prazo para entrega da versão final corrigida será de no máximo de sessenta dias, contados a partir da data da defesa. Após a defesa pública, o discente deverá protocolar na Coordenação do PPGCINE, no prazo máximo de sessenta dias, a versão definitiva do texto final da Dissertação, em três vias impressas e uma via digital (CD).

 

Disposição de elementos da dissertação

 

Estrutura Elemento
Pré-textuais Capa (obrigatório)
Lombada (opcional)
Folha de rosto (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória(s) (opcional)
Agradecimento(s) (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)
 Textuais (da dissertação) Introdução
Desenvolvimento (no mínimo, 3 seções)
Conclusão
 Pós-textuais Referências (obrigatório)
Glossário (opcional)
Apêndice(s) (opcional)
Anexo(s) (opcional)
Índice(s) (opcional)

 

%d blogueiros gostam disto: